Amazonas
Celebração de Pentecostes leva mensagem de união e reúne cerca de 80 mil cristãos em MCRISTanaus
Compartilhe:
Na força do espírito, todos irmãos e irmãs”. A mensagem de união foi o tema da celebração de Pentecostes deste ano em Manaus, celebrada na tarde deste domigo (20), no Sambódromo de Manaus, Zona Centro-Oeste da capital. Com público aproximado de 80 mil pessoas, segundo a organização, a cerimônia contou com apresentações de dança e cânticos eucarísticos tradicionais.
Desde o início da tarde, centenas de fiéis ligados à pastorais da cidade chegavam em grupos por meio ônibus fretados ou a pé e eram recebidos com palmas e entusiasmo. Este ano, o tema do Pentecostes teve como objetivo incentivar a partilha e a união, diante da atual política nacional, de acordo com Dom Sérgio Castriane, arcebispo de Manaus.
“Toda pessoa tem que ser tratada com dignidade e as políticas públicas têm que tratar as pessoas com dignidade. Fundamentalmente somos todos iguais, somos parte um do outro. O que eu faço para o outro, eu faço por mim mesmo. Então nós temos que incentivar isso”, explicou.
A ideia de união também era compartilhada entre o público que participou do Pentecostes. A universitária Maria do Socorro Costa, de 45 anos, levou toda a família para celebrar e afirma que a comunhão deve estar presente não somente entre os cristãos.
“Deus não tem religião, ele está dentro de nós. Nós temos, cada um, um dom em comum. Então sejamos mais irmãos, mais humanos, mais fraternos. Para que possamos olhar para o nosso irmão que está em uma sarjeta não como desvalorizado, mas que possamos ajudá-lo”, comentou.
Para outros, a união também é sinônimo de partilha, representada pelo dízimo doado à igreja. O corretor de imóveis Gilberto Gomes, de 54 anos, é membro da pastoral do dízimo, que incentiva também crianças a contribuir.
“Já começa desde criança a educação de ser cristão. Nós levamos a conscientização de que as pessoas precisam saber a importância de partilhar”, disse.
Durante toda a celebração de Pentecostes, também era realizada a coleta de alimentos não perecíveis. De acordo com a organização, cerca de 80 mil pessoas compareceram na cerimônia.